Notícias
A Homeopatia na ajuda às indisposições do bebé
Um bebé que nasce saudável e é amamentado com leite materno tem grande probabilidade de não adoecer nos seus primeiros meses de vida. Contudo, é comum aparecerem indisposições aos recém-nascidos, associadas à digestão, que não sendo doença, o incomodam e que correspondem à adaptação a uma vida fora do ventre da mãe. São episódios que se resolvem na maior parte dos casos por si mesmos, sem medicação, unicamente com cuidados dos pais e de forma natural. Compete sempre aos pais estarem atentos aos sinais manifestados pelo bebé, para destrinçar se se trata de uma comum e simples indisposição ou se a criança está doente.
São algumas situações e sinais comuns de indisposição mais vulgares no bebé :
- Cólicas que se manifestam pouco tempo após a mamada ou toma do biberão, com choro e contorções.
- Regurgitações após a mamada ou toma do biberão parte do leite que se encontra no estomago do bebé retorna à boca e é expelido sem qualquer manifestação de esforço.
- Obstipação e Diarreia, as fezes do bebé são frequentemente moles e líquidas, principalmente se é amamentado a peito, pode evacuar mais que duas vezes ao dia sem que isso seja anormal, sendo a cor das fezes muitas vezes não relevante. É contudo, fundamental saber destrinçar o que é normal, do que não o é para ajudar o bebé.
Deve merecer a melhor atenção dos pais dedicar algum tempo a aprender os sinais das doenças que os seus filhos possam vir a ter, para que se sintam confiantes no que podem fazer ou no que não devem fazer, pedindo sempre ajuda a um profissional de saúde.
Os medicamentos homeopáticos são uma boa solução nestas indisposições, a sua toma é fácil e não apresenta contraindicações. São provenientes de substâncias naturais, processadas em altas ou médias diluições que não produzem toxicidade. Para mais fácil consulta, dá-se a conhecer de forma esquemática os medicamentos homeopáticos mais comumente aconselhados nestes casos :
Para administrar o medicamento homeopático a recém-nascidos ou a bebés, deve-se dissolver 10 grânulos do medicamento em ¼ biberão com água natural e dar a beber ao bebé em pequenas gotas, numa porção correspondente a uma colher de café. Muito importante, se optar pela ajuda da homeopatia, nunca inicie o tratamento sem recorrer previamente ao aconselhamento profissional de um homeopata. Escolha sempre o que é mais natural para cuidar do seu filho.
Dra. Emília Morais Branco
saude@embranco.pt